É o primeiro MARCO HISTÓRICO da Cidade. A Padroeira recebe de braços abertos as pessoas de BEM que vem a procura de um lugar ao SOL, a Terra PROMETIDA de BARRA do BUGRES. Chegam e pedem à Padroeira Milagrosa a sua proteção DIVINA.
No passado, os DEVOTOS se reuniam para fazer as suas ORAÇÕES. Nos momentos DIFÍCEIS, um Parto de Risco POR EXEMPLO, os DEVOTOS pedem SOCORRO a Padroeira a sua Proteção DIVINA.
Quem planta FÉ colhe MILAGRE e Salva VIDAS.
Só tinha MISSA quando o Padre vinha à cidade. Uma ou duas vezes por ano era realizado o BATISMO e CASAMENTO. Dia de alegria e muitas emoções. O povo era muito HUMILDE e HOSPITALEIRO.
A Padroeira SANTA CRUZ é um dos PILARES da nossa querida e Eterna BARRA do BUGRES.
Benedito Miranda
Observação:
Embora seja um marco histórico, as considerações das autoridades relevantes ao que se espera de uma cidade limpa e ordeira, não estão com olhares atenciosos no entorno da famosa e cartão postal de Barra do Bugres; A Igrejinha de Santa Cruz como é chamada.
Considerada um cartão postal da cidade, o marco histórico é visto por quem passa a ponte e entra na cidade. Ao invés de uma visão que transpareça respeito com a história da cidade, logo deparam com o que pode se dizer, reflete o estado geral do município: o abandono, descuido e falta de respeito.