SICREDI

Uma faculdade particular de medicina em Barra do Bugres? Como assim?

Quais as melhores esperanças para uma economia estabilizada, atrativa e com segurança para o comércio em Barra do Bugres?

Por Marcos Prado em 10/01/2025 às 13:20:43

Embora a pergunta seja complexa, pois nada é certeiro, seguro e a receita para isso não é pré-definida como um caminho a seguir, porém, devemos enxergar o cenário atual como resultado ou não de vários anos. O que deu certo ou, o que não deu certo? É possível criar caminhos para que se viabilize um resultado futuro satisfatório?

Temos uma realidade dolorida. Em poucos anos, como muitos classificam como êxodo econômico, Barra do Bugres caiu de 35 mil habitantes para os pouco mais de 29.400 habitantes. Decepcionante e desesperançoso. O que teria causado a fuga brusca e assustadora do município? A politicagem e Interesses egoístas ou foi o acaso?

A cidade de Barra do Bugres grita. Um grito quase que silencioso e sutil. Casas para aluguéis ou vendas, dezenas de comércios fechados (e continua), emprego, serviços, trabalhos, mão de obra… o cenário enlouquece e decepciona a cada dia e a esperança cada vez mais, por outro lado, segue o sentido contrário, diminui.

Então… Qual seria a solução?

Atualmente, analisando com sensatez, temos um município sustentado por uma indústria de álcool, energia e açúcar, a Barralcool que genuinamente é a alavanca econômica do município, gerando emprego e renda e colocando Barra do Bugres como referência na área em termos de Brasil.

Por outro lado, ainda visa-se um crescimento e o certo é que uma andorinha só não faz verão. Ainda é preciso olhar para novos horizontes, aliando ao que já se consolidou como "caminho".

Temos uma universidade que há poucos anos "despejava" cerca de R$2.000.000,00 mensalmente no município. De acordo com estudos e pesquisas realizadas pela própria Unemat. Tudo isso, antes da pandemia, sustentava uma leva considerável de categorias no comércio local. Lojas, bares, mercados e supermercados, restaurantes, postos de combustíveis, aluguéis, hotéis, etc. Direta e indiretamente a universidade com centenas de alunos não só de Barra do Bugres, mas vindos de todo o Brasil alegravam de certa forma os investidores empresários no município, o que gradativamente diminuiu nos anos seguintes, colapsando de certa forma a economia local que não vê como recuperar ou criar novos rumos de investimentos.

A classe política tem sim uma parcela de "culpa" nessa queda e devem ter a sensatez de querer e assumir uma responsabilidade de recuperá-la.

Claro que existem reais e lucrativas maneiras, dentre elas seria a procura por empresários na área da educação profissional, ou seja, universidades particulares e, juntando a "fome com a vontade de comer", como se diz, seria uma ótima saída. Temos um hospital parado com uma estrutura imensa a nível de Estado. Temos ainda, várias propriedades onde se pode tranquilamente serem oferecidas a um empresário da área, ou ainda, sendo mais específico, uma Faculdade de Medicina particular.

Escândalo, sonhador? Não! Temos tudo o que se pode oferecer para o investimento, considerando que o atrativo e condições para isso vêm de todo o Brasil, lógico, daqueles com condições financeiras para investir em Barra do Bugres e, de "lambuja", um hospital como o "Roosevelt Figueiredo Lira" para residência e tudo mais ligado a essa faculdade.

Tomemos como exemplo a cidade de Valença-RJ, onde é impossível quase se locomover na calçada. Diga-se de passagem, uma cidade menor que Barra do Bugres, com os comércios lotados e dinheiro girando a toque de caixa no município.

De urgência, devemos tomar o exemplo dessa cidade. Se a Unemat girava mais de R$2 milhões, imaginem alunos de uma faculdade particular?

Temos um município com localização geográfica privilegiada e com uma fama preliminarmente já exposta pela Unemat. Porém a vontade política sem interesses próprios teria que iniciar esse projeto, onde daria largada para novos tempos e classificaria a cidade como referência. Condições de isenção de impostos por vários anos e doação do terreno como atrativo, a cidade tem, assim como empresários procurando novos rumos e investimentos certeiros com incentivo para tal.

Além disso, o gestor ou gestora ficaria marcado para sempre no roll dos que aplicaram corretamente em algo que mudou a história do município para melhor…

...e bem melhor!

Vamos continuar com famas negativas ou apostamos e criamos condições, sem interesses próprios para novos investimentos?

Comunicar erro
BANNER BARRALCOOL

Comentários