Tradicionalmente conhecida no seguimento como "Festa dos filhos e amigos" da cidade em questão, em Barra do Bugres o nome adotado para diferenciar foi "Super Amigos de Barra do Bugres-MT".
O reencontro está em sua 5ª edição e já dura 16 anos de existência, reunindo cerca de 350 pessoas de todo o Brasil.
Em 05 de setembro de 2009 aconteceu a primeira festa que reuniu um pouco mais de 100 pessoas. Apesar do número reduzido de participantes, a primeira edição foi a mais rica em apresentações, como Banda da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Grupo teatral, grupo de Dança folclórica "Me chama que eu vou", Nico e Lau, Apresentações musicais, parque infantil, torneio de truco, torneio de sinuca, churrasco à vontade e para encerrar, um baile no período norturno.
Devido aos custos, foi necessário diminuir o conteúdo nas festas seguintes e a cada ano, o número de participantes foi crescendo.
A reencontro, como é chamado por alguns, tem recebido pessoas de quase todos os Estados do Brasil, dentre eles, Goiás, São Paulo, Ceará, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, Pará e Minas Gerais.
A festa conta com um dos maiores incentivadores para que não chegasse ao fim. Trata-se do Sr. Dedé, como é conhecido. Participante desde a primeira festa e no ano em que estavam todos desanimados ele insistiu, "Não pode parar mais! Tem que fazer a festa este ano sim", bradou a um dos organizadores que se animou para continuar organizando com os amigos da diretoria. Dedé, morou em Barra do Bugres na década de 70 e foi um dos primeiros contabilistas que aqui se destacou na época. Atualmente é empresário no Estado do Pará (Ambev).
Para manter o grupo unido, foi montado nas redes sociais, fanpages, dentre elas no facebook onde a história das famílias é "contada" em grande acervo de fotos das famílias que aqui moram ou moraram. São mais de 3 mil fotos. Outro incentivo de contato é o grupo de whatsapp que conta com cerca de 400 amigos do Brasil. No grupo posta-se desde piadas, políticas, provocações, times de futebol e outras chamadas como "febres". Sempre tem os mais animados como o Sr. Arruda, nascido em Barra do Bugres e atualmente residindo no Estado de Roraima. Arruda mudou, lutou e conseguiu e hoje é outro caso de empresário de sucesso; "Alô, alô queridos conterrâneos de Barra do Bugres! Vai o meu abraço daqui de cima da linha do equador!", diz ele todos os dias no grupo que já estranham quando ele não manda seus áudios de sucesso. "Às vezes a gente tá meio desanimado e ouve o áudio do Arruda que acaba nos incentivando à luta do dia-a-dia", diz um dos amigos. Outros como Sr. Benedito Miranda, profundo conhecedor e de grande valor histórico, um poeta. Filho do Sr. Joaquim Mariano de Miranda, sempre com seus textos, rendendo homenagens à todos. Lembrando da história e famílias ele puxa a mente daqueles que estão em Barra do Bugres há longo tempo.
A cidade sempre tem seus valores. Enfim, de "mamando a caducando" estão no grupo e sempre pra dar uma relembrada são postadas fotos das antigas que relembram até o que ocorreu no dia, nos comentários e segue uma história puxando a outra. Assim vai se mantendo as lembranças e não deixando cair no esquecimento as histórias de Barra do Bugres.
Em todos os reencontros o principal chamativo de todos que notam são as emoções quando se encontra um amigo ou conhecido que não se via há décadas. As lágrimas correm, o sentimento de que o tempo é implacável e que devemos aproveitar o hoje. A amizade e a festa reúnem essas qualidades preciosas que a faz persistir a cada ano. O valor de quem dá a uma amizade, viajando milhares de quilômetros para rever os amigos.
Muita festa, quase ninguém senta. A movimentação não pára e a cada minuto um se reencontra com outro gerando surpresas que às vezes em quem havia até esquecido e é relembrado após referências da época.
Sem brigas, discussões, sem desrespeito e com muita alegria. É muita alegria mesmo. Só quem participou para entender o conteúdo dos Super Amigos de Barra do Bugres.
Este ano, dia 22 de novembro, à partir das 10h30, ou antes, Barra do Bugres se torna a capital do Brasil. Mais de 350 pessoas vindas de todo o canto do país e do mundo, se reunindo, se reencontrando em Barra do Bugres. Sim! Do mundo! Na última festa, dois ex-moradores, uma de Portugal e outro da Espanha vieram participar da festa.
Com certeza mais pessoas virão, mais gente se sensibilizarão para vir e relembrar os melhores anos de todos os tempos vividos em Barra do Bugres.