O Partido Liberal (PL) de Barra do Bugres através da sua Comissão Provisória, presidida por Sival Jesus Gomes de Souza, popularmente conhecido como Tanaka, Ingressou na Justiça Eleitoral, três "Ação de Investigação Judicial Eleitoral" - AIJE, contra os partidos MDB, Movimento Democrático Brasileiro, o qual está como Presidente o Sr. Arnaldo Luis Pereira, esposo da atual Prefeita Azenilda Pereira, também como investigado; contra o Partido Novo e também contra o PRD.
No MDB, em desfavor de: Abílio Neves dos Reis, Acir de Campos, Aguiar Antônio da Silva Pereira, Aparecida Chrisley de Jesus Rotea Castanheira, Ênio Ferreira da Silva, Leontina Jacinto, Maria Aparecida de Souza Cristaldo, Sidnei Gomes de Souza, Rosa Maria da Silva e Marivaldo Marcos de Magalhães.
Em parte do resumo do documento, diz-se que "A situação que se demonstrará a seguir, diz respeito a modalidade de abuso de poder consistente em fraude na vontade pessoal - do candidato – e na vontade popular – do eleitor – na medida que, em razão da não realização da anseio do investigado
ABILIO, o MDB de Barra do Bugres acabou por se beneficiar de situação ilícita que alterou significativamente a ordem das cadeiras no legislativo municipal de Barra do Bugres". Na Aije alega-se ainda que "Somados os votos dos candidatos, com os votos de legenda, o partido obteve um total de 1.217 votos validos, o que acabou por gerar uma cadeira no parlamento, tendo o MDB obtido a uma vaga na segunda rodada, na terceira média".
O caso é que, conforme consta em parte do Resumo do Processo, "O Vereador eleito pelo partido foi o investigado SIDNEI GOMES DE SOUZA, que já ocupava uma cadeira na Câmara Municipal, tendo sido reeleito. No entanto, a obtenção da cadeira pelo MDB e via de consequência pelo candidato SIDNEI se deu de forma fraudulenta, já que os votos conferidos ao investigado ABILIO são nulos. Isso porque, ABILIO, com Rcand nº 0600330-54.2024.6.11.0013, renunciou a sua candidatura em 04 de outubro de 2024, portanto a dois dias antes do pleito."
Sidnei Gomes de Souza é irmão do Presidente do Partido Liberal no Município de Barra do Bugres. A Ação consta 150 páginas que segue normalmente obedecendo os trâmites legais na Justiça Eleitoral.
Em outra Ação de Investigação Judicial Eleitoral, trata-se de acusação de candidatura fictícia conforme visto no Processo. São treze pessoas que canidataram, inclusive, o candidato a vice-prefeito, popularmente conhecido como Arthurzão, da Chapa onde Maria Azenilda Pereira se lançou como candidata a prefeita. Nos autos, consta a senhora Ivete Maria Vieira dos Santos que obteve somente dois votos, como sendo uma candidata fictícia e segue-se as possíveis provas a serem analisadas pela Justiça eleitoral contra essa junção partidária nas eleições de 2024. Os autos constam 1.210 páginas.
Por fim, O Partido Liberal de Barra do Bugres, moveu outra AIJE contra o Partido Novo, onde entre as quatro candidaturas femininas, segundo os Autos, acusa-se de candidatura fictícia a senhora Eliana Fernandez de Menezes Silva, que obteve apenas 3 votos.
Duas dessas Ações, contra o PRD e também contra o MDB, ao menos eram considerados aliados políticos do Partido Liberal de Barra do Bugres, pois Arthur Moreira, popular Arthurzão foi eleito como vice-prefeito, embora exista também um Processo de Cassação no Tribunal Regional Eleitoral contra a prefeita, também no MDB está, curiosamente, o irmão do Presidente do PL, conhecido popularmente como "Nei da Saúde".