Mato Grosso registrou aumento nos casos de arboviroses, principalmente dengue e chikungunya, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria de Estado de Saúde faz um alerta a população para a necessidade de manter os quintais limpos e eliminar todos os tipos de recipientes que possam acumular água para conter focos do mosquito.
De acordo com o secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da SES, Juliano Melo, a melhor forma de combater o mosquito é fazendo a redução da infestação.
O secretário adjunto destacou que diante de sintomas como febre alta, dores no corpo e articulações, a orientação é procurar uma unidade de saúde.
Para monitorar a situação no Estado, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso implantou o Centro de Operações de Emergências em saúde pública por arboviroses e vírus respiratórios.// De acordo com o secretário adjunto, Juliano Melo, o centro tem o objetivo de articular e reunir gestores de diversas áreas, com foco em otimizar a resposta às situações de emergência em arboviroses e vírus respiratórios.