Desde os anos 70, o senhor popularmente conhecido em Barra do Bugres como "Maninho" já vem sustentando uma veia artística que ao rolar dos tempos culminou como a mais importante liderança cultural de Barra do Bugres.
Foram anos sempre colaborando e incentivando a cultura local, que naturalmente o título já lhe é conferido pela sociedade há anos.
Maninho está sempre cobrando nas redes sociais a volta das fanfarras que nos anos 70 e 80 coroaram as ruas de Barra do Bugres com alegrias, principalmente na data em comemoração a independência do Brasil. Ele também já vem há certo tempo, com incentivo e apoio da Secretaria Estadual de Cultura, em colaboração e patrocínio do comércio local, organizando escolas de confecção de violas de cocho, um importante instrumento, símbolo da cultura matogrossense.
Sempre envolvido com instituições que incentivam a cultura, escolas e musicalidade local, Maninho está sempre pronto para eventual apoio no que for preciso.
Nesta quinta-feira, apenas se tornou físico o título que esse paladino da cultura barrabugrense já é. Professor Maninho recebeu "Moção de Aplauso" na Camara de vereadores da cidade.
Na tribuna, destacou além dele, o trabalho daqueles que sempre estiveram do seu lado, em conjunto, desenvolvendo os projetos propostos.
São 40 anos de atividade cultural em uma só pessoa em Barra do Bugres, que resultaram em boas lembranças, para a população de Barra do Bugres e região e também para esse Professor e músico gaiteiro, duro de derrubar. Um barrabugrense mais que forte e bem colocado.